Dia da Consciência Negra Feriado Frases 2020 【20 de Novembro】

  1. Home /
  2. Blog /
  3. Dia da Consciência Negra

Dia da consciência negra: Dia 20 de novembro no Brasil, é celebrado o dia da consciência negra, a data é feriado em aproximadamente mil cidades em todo país, e nos estados Amapá, Mato Grosso, Alagoas, Rio de Janeiro e Amazonas. O dia da consciência negra, foi escolhido para corresponder com o dia da morte de Zumbi dos Palmares no ano de 1695, o mesmo foi um grande líder negro, que tanto lutou para que os povos fossem libertos do sistema escravista.

Essa data é muito importante, pois o dia da consciência negra é o reconhecimento dos descendentes africanos e a estruturação da sociedade do Brasil. Muitos assuntos e atividades são enfatizados no no dia da consciência negra, como: discriminação, racismo e igualdade social, e diversas outros debates que valorizam a cultura afro-brasileira. As comemorações desta data surgiram em meados do ano de 1970, no Rio grande do Sul, um grupo de negros criou dia 20 de novembro, para que fosse o dia da celebração da consciência negra.

Dia da consciência negra

O Professor, pesquisador e poeta Oliveira Silveira, foi quem elaborou o dia da consciência negra. No ano de 1971, Silveira intencionou uma data para a celebração do valor da comunidade negra e sua principal contribuição a nação, sendo assim o dia da consciência negra. Inicialmente a data que havia sido escolhida para a celebração do dia da consciência negra era dia 13 de maio, porém o grupo de gaúchos frequentavam algumas rodas que haviam pessoas questionando a legitimidade do dia 13 de maio.

Foi através de uma publicação e de outras pesquisas a respeito de quilombo dos palmares, que consequentemente levaram o grupo a idealizar uma nova data para o dia da consciência negra, sendo ela dia 20 de novembro o dia da morte de Zumbi. E o argumento usado quando se questionam a respeito do dia 13 de maio, a data inicial dada ao dia da consciência negra, é dito que retrata uma “falsa liberdade”, visto que a Lei Áurea, os negros ficaram sem nenhum tipo de amparo do poder público.

Dia da consciência negra é feriado

O dia 20 de novembro, dia da consciência negra é feriado, e nessa mesma data é comemorado o dia do Zumbi. Essa comemoração foi criada no ano de 2003, passando a fazer parte do calendário de escolas e no ano de 2011 instituiu-se o dia do Zumbi e da consciência negra mas ainda não era considerado feriado, atualmente o dia da consciência negra é feriado em alguns estados e em mais de 1000 municípios brasileiros essa data é celebrada.

No ano de 2003, após a data ser incluída no calendário escolar, a lei passou a exigir que os alunos tivessem ensinamento a respeito da cultura e da história afro-brasileira, e então ao passar dos anos, após um novo decreto atualmente o dia da consciência negra é feriado Nacional. Sabemos que independente da cor, raça e gênero devemos respeitar uns aos outros diariamente, não aguardar por uma data comemorativa para que isso aconteça, o dia da consciência negra é feriado, e uma das melhores atividades a serem feitas nesse dia é incentivar as pessoas a valorizarem cada dia mais a cultura negra e sua história.

20 de novembro dia da consciência negra

E hoje estamos mais uma vez celebrando a data 20 de novembro dia da consciência negra, um dia de comemorarmos e relembrarmos esses grandes exemplos de força e resistência, respeitando e valorizando essa incrível cultura. Não basta somente destacarmos o dia 20 de novembro dia da consciência negra, é necessário termos consciência todos os dias, pois independente da cor da pele, cultura ou religião temos que respeitar, somos todos iguais e todos merecem ser valorizados.

Que neste dia 20 de novembro dia da consciência negra, as reflexões sejam além de postagens em redes sociais celebrando essa data, que toda sociedade venha lutar, questionando a estrutura econômica e social que faz com que umas pessoas tenham mais direitos que outras. Devemos batalhar todos os dias, para termos uma humanidade mais unida, independente de qualquer coisa, longe de todo preconceito e discriminação, todos merecem respeito, todos merecem ser valorizados, assim teremos um mundo melhor, feliz 20 de novembro dia da consciência negra.

Dia nacional da consciência negra

Essa data comemorativa do dia nacional da consciência negra, não pode ser apenas comemorado e vivido em um único dia, e sim um hábito de vida, o respeito e a valorização deve ser uma prática constante voltado a todos da humanidade, independente de sua cultura. Não é certo que a cor de pele de um indivíduo, fale mais a seu respeito do que seu próprio caráter, o dia nacional da consciência negra nunca poderá passar em branco, devemos viver sempre acreditando quem em breve será colocado um ponto final em todo preconceito, racismo e discriminação.

Todos tem sua importância e sua beleza nesse mundo, e não é a cor da pele que definirá isso, nenhum ser humano pode querer ser melhor que o outro, por conta de sua raça ou condições sociais, o dia nacional da consciência negra é justamente para termos um momento de reflexão nos colocando um no lugar do outro. Como há um ditado que diz, “Só entenderá a dor do outro, quem um dia passou por ela”, e isso é fato, muitos não conseguem ter consciência ou se sensibilizar com algo, simplesmente por não terem passado por aquela devida situação, o dia nacional da consciência negra, pode ser um dia de reflexão, mas os demais dias do ano, devem ser vividos na prática.

Frases do dia da consciência negra

Hoje é dia de celebrarmos e através de algumas frases do dia da consciência negra, transmitir toda admiração e respeito por essa grande história vivenciada. A diferença nunca esteve na cor da pele de uma pessoa e sim no coração de onde vem tanto o bem, quanto a maldade. Precisamos da consciência social todos os dias e não somente no dia 20 de novembro, o respeito, a valorização, a igualdade social, deve ser praticado diariamente por todos.

Dia da consciência negra 2020

O preconceito praticado devido a cor de pele, causa grande sofrimento para diversas pessoas, e infelizmente o racismo passa a ter início dentro das salas de aulas, nas escolas, o ensino sobre o dia da consciência negra 2020 nas escolas é obrigatório, justamente para que desde a educação infantil todos cresçam tendo consciência e respeito independente da raça. Esses ensinos são primordiais no crescimento de um aluno, pois o mesmo irá crescer conhecendo a história dessa cultura e valorizando cada um, entendendo que todos nós temos um dever importante para está nação, o dia da consciência negra 2020 nas escolas além do ensino, os alunos também participam de atividades, como teatros e assistindo filmes que narram e contam a história da cultura afro-brasileira.

Desde a escola, as crianças já devem ser ensinadas não somente por professores como pelos próprios pais, a respeitarem todos os colegas de classe independente de sua cor de pele, nunca discriminar alguém por sua aparência, neste dia da consciência negra 2020, devemos entender que a alma não tem cor e dizer não ao racismo. Cresça consciente, cresça respeitando e fazendo a cada dia o mundo melhor, ainda que seja com pequenas atitudes, feliz dia da consciência negra 2020, somos todos iguais e devemos lutar por isso, o preconceito é uma doença e devemos batalhar por essa cura.

O dia da consciência negra

No dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra, uma data de grande importância para recordarmos também um dos grandes símbolos de força, que lutou imensamente contra a escravidão da população negra, Zumbi dos Palmares, o mesmo foi o grande líder de Quilombo dos Palmares, situava entre os estados de Pernambuco e Alagoas, no Nordeste do Brasil. Infelizmente não temos muitas informações sobre o mesmo, ainda que tenham diversos fatos sobre a vida de Zumbi, ainda assim é questionado por muitos historiadores por não terem uma fonte e por muitas informações serem indefinidas.

Perguntas Frequentes

Conheça algumas das perguntas frequentes que as pessoas possuem à respeito do dia da consciência negra.

Como surgiu o dia da consciência negra?

A referência veio através da morte de Zumbi dos Palmares.

Qual o dia da consciência negra?

Dia 20 de novembro.

O que é o dia da consciência negra?

É o dia de homenagear e valorizar a população negra e sua importância, o dia também é relembrado pela morte de Zumbi dos Palmares, um grande líder.

Qual a importância do dia da consciência negra?

Dia 20 de novembro é uma data de comemorar e conscientizar a respeito da força, sofrimento e resistência que a sociedade negra vivenciou no Brasil.

O que o dia da consciência negra representa?

Representa a luta, garra, persistência e força que muitos pelejaram contra a escravidão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Dia da Independência

O dia da Independência do Brasil, ocorreu no ano de 1822, ficando marcado pelo grito [...]

Ler Matéria

Dia do Trabalhador

Dia do trabalhador deu-se origem durante uma revolta de operários em Chicago(USA), devido [...]

Ler Matéria